28/10/2013 14:16
Povoamento do Aquário do Pantanal levará seis meses
Aquário
Segundo o superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Semact), Felipe Dias, o trabalho de povoamento dos 24 tanques do Aquário do Pantanal, que está sendo construído no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande deverá levar seis meses para ser concluído.
"Tudo isso vai exigir um sofisticado esquema logístico que inclui doações e aquisição de espécies de cativeiro, trabalho de captura diretamente nos rios e transporte dos exemplares em caminhões com tanques até o espaço do empreendimento." afirma Felipe.
A expectativa é que esse trabalho seja iniciado no ano que vem quando houver espaço disponível no empreendimento para trazer, por etapas, as primeiras espécies, provenientes das bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai.
“Num primeiro momento, vamos aproveitar espécies que já são reproduzidas em cativeiro, como por exemplo o pintado e o pacu. Aquelas em que não for possível comprar ou conseguir doação de criadores autorizados terão que ser capturadas na natureza, com autorização dos órgãos ambientais e terão que passar por quarentena, até fazermos a ambientação delas”, explicou.
O procedimento de quarentena é fundamental, já que além de consistir na adaptação do animal, é um período em que são monitoradas possíveis doenças exigindo até mesmo isolamento para evitar que os demais indivíduos sejam infectados.