Política

27/10/2019 09:30

RACISMO: vereadora desabafa sobre infância de discriminação por colegas

Enfermeira Cida deu relato emocionante durante apresentação do evento Africa Friends

27/10/2019 às 09:30 | Atualizado 27/10/2019 às 13:40 Rayani Santa Cruz
Assessoria Câmara CG

Diante da divulgação de evento internacional voltado ao debate sobre a cultura negra, a vereadora enfermeira Cida do Amaral (PROS) fez um desabafo sofre o preconceito que já enfrentou e ainda enfrenta pela cor da pele.

Ela cita que, na década de 1960, ainda em fase escolar, descobriu o significado de racismo quando percebeu que os coleguinhas não queriam chegar perto e riam dela por ser negra.

“Na minha época, não tinha esse tipo de discussão [preconceito racial e bullying]. Eu não sei onde existiu aquele 'sangue azul' que eles falavam. Os brancos que pensarem em nos diminuir estão equivocados”, diz.

A vereadora defendeu a necessidade de cotas e diretrizes para fortalecer a igualdade entre negros e brancos.

Evento internacional

O desabafo faz parte da divulgação de evento que ocorre no mês da Consciência Negra, com palestras em escolas e ações diversas. Será a  primeira edição do Africa Friends, voltado aos valores da África e dos afrodescendentes brasileiros, conforme explicado pelo organizador, reverendo Sergio Melo.

O Africa Friends já ocorre há anos em São Paulo e chega ao Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, com a ideia de inserção do afrodescendente no empreendedorismo e mundo dos negócios. A feira terá mostra da cultura, arte, música, esporte, gastronomia e é organizada por meio do Instituto Azusa.

(Reverendo Sérgio Melo- Foto: Assessoria Câmara Campo Grande)

O vereador pastor Jeremias Flores (Avante) afirmou que representantes de dez países da Africa estarão na Cidade Morena e isso deve fomentar a economia, além de fortalecer a comunidade negra do Estado.