Política

23/10/2019 12:48

Google define professora como 'prostituta' e deputada faz campanha para mudar dicionário

Definição do dicionário do Google indica que professoras são "prostitutas com quem adolescentes se iniciam na vida sexual"

23/10/2019 às 12:48 | Atualizado 24/10/2019 às 09:16 Nathalia Pelzl
Wesley Ortiz/ Arquivo TopMídiaNews

A polêmica definição do dicionário do Google sobre o significado da palavra professora fez com que a deputada federal Rose Modesto (PSDB), que já exerceu o ofício, se manifestasse nas redes sociais.

Quando a palavra professora é colocada no campo de pesquisa da ferramenta, são dados dois significados. O primeiro aparece como “mulher que ensina ou exerce o professorado”. Já na segundo resultado: “prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual”.

Na postagem, Rose pede mais respeito às professoras. “Não podemos aceitar que o termo professora apareça no Google como prostituta. É uma forma de atacar as professoras que garantem o aprendizado, dando conotação pejorativa a quem é responsável por alfabetizar as crianças”.

Além disso, a deputada destacou que muitos estudantes utilizam o dicionário eletrônico. “O mais grave que, hoje, a maioria dos estudantes usa o dicionário eletrônico, recebendo um falsa informação. Pode ser um termo pejorativo usado no Nordeste, mas isso o Google teria que explicar, e muito bem”.

Ao final, ela pede que as pessoas denunciem. “Clique em Feedback no resultado da busca no google das palavras “significado professora”. Aparece no canto direito. Marque a opção "Uma definição é ofensiva" e clique em enviar. Pronto”.