Polícia

17/10/2019 08:15

PF deflagra operação 'Teto Baixo' em MS

O grupo de traficantes atua transportando droga em aeronaves para diversos Estados

17/10/2019 às 08:15 | Atualizado 17/10/2019 às 11:09 Rayani Santa Cruz e Dany Nascimento
Divulgação PF-RR

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), a operação Teto Baixo, com objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico interestadual de cocaína. Existem investigados em Mato Grosso do Sul e os mandados já estão em cumprimento.

De acordo com a PF, no total serão cumpridos 106 mandados judiciais. Além de MS, os estados do Amazonas, Goiás, Maranhão,  Pará, Tocantins e Roraima também terão ações. Cerca de 200 policiais participam da operação nos 7 estados.

Investigações

As investigações começaram no final de 2016, quando um avião caiu no município de Caracaraí, sul do estado de Roraima, e os ocupantes fugiram. A PF conseguiu apurar que os responsáveis pela aeronave estariam envolvidos em uma organização criminosa destinada ao tráfico de drogas. 

Cada voo transportaria, em média, 550kg da droga, e o grupo contaria com pelo menos 18 aeronaves.

A base de operações do grupo era localizada no município de São Gabriel do Oeste/MS. Porém, em agosto 2017, foram alvos de uma operação da Polícia Civil e o líder do grupo chegou a ficar foragido. Após o evento, a estrutura de apoio da organização criminosa teria sido transferida para Santarém/PA.

O nome da operação faz referência a prática de voos clandestinos, que ocorrem a baixa altitude com o objetivo de dificultar sua identificação por radares.