Política

23/09/2019 10:36

Enquete: maioria é contra homenagear Bolsonaro com título de cidadão sul-mato-grossense

Projeto é de autoria do deputado estadual Coronel David, eleito na 'onda Bolsonaro'

23/09/2019 às 10:36 | Atualizado 23/09/2019 às 18:58 Luis Abraham
Coronel David e Jair Bolsonaro - Reprodução/Facebook

Eleito na 'onda Bolsonaro', o deputado estadual Coronel David (PSL) apresentou um projeto de resolução que concede o título de cidadão sul-mato-grossense para o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Além de servir o Estado como Capitão do Exército durante três anos (1979 a 1981), o presidente continua ajudando Mato Grosso do Sul enviando recursos e auxiliando no desenvolvimento de MS.”, disse o parlamentar sobre a relevância do projeto, que está em análise e deve seguir para votação na Casa de Leis.

O TopMídiaNews quer saber: você é favorável ao projeto que concede o título de cidadão sul-mato-grossense para Bolsonaro? Cerca 56% dos leitores acreditam que há projetos mais importantes para serem avaliados em Mato Grosso do Sul, enquanto, para 44%, a outorga do título é uma honraria para o presidente e para o Estado.

O título

A cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe de alguma localidade e equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial.

O agraciado passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal, ainda não tenha nascido ou não resida na localidade.

Para que se conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que o homenageado fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo da localidade que lhe concedeu tal cidadania.

Do ocaso à presidência

Eleito com uma votação expressiva no MS, Jair Bolsonaro serviu como Capitão do Exército Brasileiro em Nioaque, entre 1979 e 1981. A carreira política começou em 1988, quando concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e conseguiu uma vaga no Legislativo da cidade.

Em 1990, Jair conquistou o primeiro dos sete mandatos consecutivos como deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro.

Em 2014, foi o mais votado na disputa pela Câmara Federal com 464.565 votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já em outubro de 2018, Bolsonaro foi eleito Presidente da República com 57.797.847 votos, o que representa 55,13% do eleitorado brasileiro.

A enquete

A enquete ficou uma semana no ar e representa a opinião dos leitores do site.