há 5 anos
Bolsonaro terá avaliação da alimentação em hospital
O presidente realizou uma cirurgia para tratamento de uma hérnia no abdômen
Na noite deste sábado (14) o cirurgião-chefe Antônio Luiz Macedo responsável pelo procedimento ao qual o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido, deve avaliar novamente a alimentação dele.
Conforme a Agência Brasil, Bolsonaro está recebendo uma dieta líquida, essencialmente de chás e água, complementada pela alimentação endovenosa (pelas veias). Mais cedo, Macedo disse que espera o momento apropriado para passar a uma dieta cremosa, com alimentos um pouco mais consistentes, evitando sobrecarregar o intestino.
O presidente chegou a receber dieta líquida a partir de segunda-feira (9), um dia após a cirurgia para tratamento de uma hérnia no abdômen, formada em consequência das outras cirurgias que fez após a facada recebida em setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral. A alimentação oral, no entanto, foi suspensa na quarta-feira (11).
Foi introduzida ainda uma sonda nasogástrica para retirar o excesso de gás e líquido. O equipamento foi retirado na manhã de sexta-feira (13), quando também foi retomada gradualmente a ingestão de líquidos.