08/08/2019 14:38
Com PL do Capitão Contar, pacientes saberão prazo previsto para procedimentos médicos
Para Contar, a finalidade principal é garantir o controle de quantas pessoas faltam ser atendidas até que chegue sua vez
Em Campo Grande, segundo dados encaminhados para o Ministério Público Federal, a fila de espera por consultas na rede pública de saúde é de aproximadamente 42 mil pessoas. Para que a população tenha conhecimento de qual é o seu lugar na lista de atendimento, o deputado estadual, Capitão Contar (PSL), apresenta nessa quinta-feira (08) um projeto de Lei que visa trazer transparência a essas informações.
Para Contar, a finalidade principal é garantir o controle de quantas pessoas faltam ser atendidas até que chegue sua vez. “Precisamos diminuir o tempo de espera e garantir que a população tenha acesso às informações em relação ao seu atendimento”.
O projeto visa a criação de um portal dentro da página oficial da Secretaria Estadual de Saúde em espaços virtuais das regionais de saúde do Estado com a lista de espera para consultas, por especialidade; exames; procedimentos, intervenções cirúrgicas, entre outros.
“Quem precisa dos serviços do SUS não tem o controle de quantas pessoas estão na frente, quando serão atendidas, o motivo que uma outra pessoa entrou como prioridade em sua frente, enfim, os questionamentos são inúmeros”, frisa o parlamentar.
Com essa ferramenta, o cidadão que tanto precisa do suporte médico terá acesso a dados essenciais como prazo de espera previsto, relação de quem já foi atendido e onde serão feitos os procedimentos. A disponibilidade das informações pode ajudar no estudo de estratégias na saúde, uma vez que sistematiza os locais com maior demanda, quais especialidade que são mais procuradas e as que precisam de maior investimento.