Polícia

31/07/2019 10:00

PRF de Dourados é preso suspeito de integrar esquema de contrabando de cigarros

Policiais envolvidos na ação recebiam propina para facilitar a entrada dos cigarros contrabandeados no território nacional e sua circulação nas estradas

31/07/2019 às 10:00 | Atualizado 31/07/2019 às 10:00 Da redação/Dourados News
Divulgação/PF

A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão em Dourados dentro da Operação Trunk, desencadeada pela manhã (31) no município e em outras cinco cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraíba. A ação visa desarticular esquema de contrabando de cigarros paraguaios que contava com a participação de policiais e até um político, segundo nota encaminhada pela Superintendência da Polícia Federal. 

Conforme apurado pelo Dourados News, o alvo das investigações no município é Alaercio Dias Barbosa, lotado na PRF (Polícia Rodoviária Federal). Ele é suspeito de envolvimento junto à quadrilha. 

Ainda de acordo com a Superintendência, os policiais envolvidos na ação recebiam propina para facilitar a entrada dos cigarros contrabandeados no território nacional e sua circulação nas estradas.

Ao todo, oito mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão são cumpridos por determinação da Justiça Federal. As medidas ocorrem também em Ponta Porã, Campo Grande e Rio Brilhante, além de São Bento (PB) e Embu-Guaçu (SP).

Na fronteira, a Polícia Federal esteve em um motel e várias residências, onde apreendeu armas e telefones celulares usados na comunicação dos envolvidos. As investigações tiveram início em julho de 2018 e resultaram, até o momento, na apreensão de 19 carregamentos e a prisão de 26 pessoas. O prejuízo estimado dado ao crime organizado é de R$ 70 milhões.