11/06/2019 15:00
VÍDEO: governadores selam acordo com Bolsonaro pela aprovação da reforma da Previdência
Azambuja disse que presidente concordou em modificar texto que garante igualdade nas aposentadorias rural, dos professores e policiais
No V Fórum dos Governadores, na manhã desta terça-feira (11), em Brasília, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), disse que ele e 26 governadores decidiram, por unanimidade, apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PSL), na aprovação do projeto da Reforma da Previdência.
Ficou acertado que os mandatários vão agir junto às bancadas como meio de garantir a reforma. No caso, Azambuja deve conversar o assunto com os oito deputados federais e os três senadores do Estado. Participaram da audiência promovida no prédio do Banco do Brasil, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), 27 governadores e também o relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP).
Até semana passada, os governadores ainda estavam com o pé atrás para selarem acordo com Bolsonaro. Isso porque surgiu rumores no Congresso Nacional de que a reforma retirariam os estados da proposta.
27 governadores participaram do evento - Foto: Assessoria/Brasília
Azambuja disse que o acordo unânime surgiu porque o governo federal concordou em mudar o texto da reforma, como alterar os critérios já anunciados que contempla o BPC (Benefício da Prestação Continuada) e a aposentadoria do trabalhador rural, professores estaduais ou municipais e também para os policiais. “Trata-se de uma reforma com igualdade de tratamento”, disse Azambuja, a comentar o que chamou de flexibilização relatório final da reforma.
Com a reunião desta terça, é a quinta vez neste ano que os governadores se juntam pela proposta da reforma.
Veja depoimento do governador:
WhatsApp Video 2019-06-11 at 14.08.02 from Top Mídia News on Vimeo.