Cidades

08/06/2019 09:30

Em apenas 5 meses, Procon/MS recebeu mais de 14 mil reclamações; Energisa lidera ranking

Maioria das reclamações é contra a empresa de energia elétrica

08/06/2019 às 09:30 | Atualizado 08/06/2019 às 13:35 Maressa Mendonça

Do dia 1º de janeiro até o dia 31 de maio, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor  (Procon) de Mato Grosso do Sul realizou 14.418 atendimentos. Deste total, pouco mais de 17% são pedidos de orientação, os outros são reclamação.

Empresa de fornecimento de energia elétrica lidera o ranking de reclamações, seguida pela de abastecimento de água e esgoto. As de telefonia também são frequentes neste ranking.

Os dados do Procon apontam que a distribuidora de energia elétrica do estado, Energisa,  liderou a lista de reclamações do início do ano até agora, com 1392 reclamações. Em seguida, aparece  a Águas Guariroba, com 706.

As empresas de telefonia, Claro, Vivo e Tim também são “campeãs” das reclamações no Estado. No primeiro caso, foram 426 do início do ano até agora. No segundo, 407 ao todo e a terceira operadora foi alvo de 317 queixas.

Clientes também se demonstraram insatisfação em relação aos serviços oferecidos pelos bancos, especialmente Bradesco, Caixa Econômica Federal e BMG, com 359, 241 e 235 reclamações, respectivamente. Outras 264 reclamações foram feitas contra a rede de móveis e eletrodomésticos Casas Bahia.

ORIENTAÇÃO

Todo cidadão que se sentir lesado em sua relação de consumo, tem à disposição um número de telefone para denunciar problema. Basta discar 151. O Procon (MS) funciona de segunda a sexta-feira das 07h até às 18h30.