07/03/2019 13:58
Trutis diz que não está competindo por quantidade de projetos e critica 'ideias sem base'
Ele contestou reportagem que disse que o novo parlamentar ainda não apresentou propostas
“Vejo má fé e ignorância técnica no repórter”. Assim se manifestou pela internet o deputado federal Tio Trutis (PSL-MS), no espaço reservado ao comentários acerca da matéria publicada nesta quinta-feira (7), pelo TopMidiaNews, que informou aos leitores que três deputados federais sul-mato-grossenses ainda não tinham apresentado nenhum projeto de lei desde que assumiram em 1º fevereiro deste ano.
“Desde quando é uma competição? Uma das maiores faltas de conhecimento sobre o processo legislativo é medir um parlamentar pelo número de projetos. O Brasil é um país extremamente burocrático, cheios de leis e normas absurdas que atrapalham a vida a população”, comentou Trutis, estreante na política.
Trutis foi o quinto mais bem votado nas eleições de outubro, com 56.339 votos. Sua campanha seguiu o rastro do presidente Jair Bolsonaro, que pregou a inovação na política e atacou à exaustão as gestões do PT, dos ex-presidentes Lula e Dilma.
Na crítica à matéria, Trutis disse que “existem parlamentares que apresentam ideias sem base, sem apoio dos colegas que sabem que não têm nem base constitucional [o projeto], mas como querem aparecer...”.
Na interpretação do parlamentar, há deputados que apresentam proposta que não vai a lugar algum. Se o projeto criado não for fundamentado constitucionalmente, a ideia morre por ali e é automaticamente arquivada.
O pesselista afirmou ainda que ele é “o único sul-mato-grossense [parlamentar] na comissão extraordinária de combate ao narcotráfico internacional; temos 14 medidas apresentadas em conjunto com o Ministério da Justiça que vão influenciar” na vida da população do Estado, e “na segurança da fronteira”.
Tio Trutis sustenta ainda em seu protesto que preside a Frente Parlamentar Armamentista, que vai “trazer duas indústrias para MS, gerar empregos e recolhimento de ICMS, melhorando a receita do Estado para ser usado em saúde e educação. Apresentar [projeto] não o farei”, conclui o comentário acerca da reportagem que disse que Truti não havia mostrado nenhum projeto na Câmara dos Deputados até agora.
DEPUTADO FEDERAL, O QUE FAZ?
Ao pé da letra, segundo regimento da Câmara dos Deputados, a principal função do deputado federal é legislar. Cabe a ele propor, discutir e aprovar leis, que pode alterar até mesmo a Constituição. Outro papel do parlamentar e o de controlar as ações do Poder Executivo.
Ou seja, uma das missões de Trutis, que acha desimportante criar leis e que se autointitula na sua conta do Facebook como “conservador, anticomunista e pró-armas" é, também, a fiscalizar as ações do governo do presidente Bolsonaro, seu parceiro de sigla.