10/03/2019 09:30
Santa Casa já está equipada e deve começar a fazer transplantes cardíacos a partir de maio
Hospital aguarda apenas autorização do Ministério da Saúde para iniciar as cirurgias
O diretor da Santa Casa de Campo Grande, Esacheu Nascimento, afirma que falta pouco para que sejam iniciadas as cirurgias de transplante de coração na unidade. A expectativa é que em maio o hospital já esteja apto a realizar o procedimento.
Um dos últimos fatores para a liberação é a publicação em Diário Oficial com a autorização do Ministério da Saúde. Todo o aparato, como salas, treinamento de equipe médica e Unidade de Terapia Intensiva já estariam prontas.
A Santa Casa é maior hospital do Estado, que recebe alta demanda de pacientes do interior de Mato Grosso do Sul. Em 2018, contabilizou 45 mil cirurgias, 157 mil atendimentos e 1,5 milhão de procedimentos. Foram também 41 captações de órgãos, sendo 59 rins, 23 fígados, um pulmão, três pâncreas e sete corações.
“Aguardamos também por outras melhorias, além de comemorarmos a recente chegada do aparelho de tomografia. Já está em processo de compra outro aparelho do tipo, com 128 canais, e prevemos a realização de transplantes de medula em breve”, declarou.