Cidades

26/01/2019 11:06

Imasul vai vistoriar barragens de MS após tragédia de Brumadinho

Jaime Verruck disse que há dois anos estruturas do estado não apresentavam riscos

26/01/2019 às 11:06 | Atualizado 26/01/2019 às 16:11 Thiago de Souza
Imasul

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, disse que todos deveriam aprender com essa tragédia, porque houve orientação para vistoria de barragens no Brasil inteiro.

Verruck lamentou a tragédia ocorrida em Brumadinho e, direto de Brasília, onde cumpre agenda com o governador Reinaldo Azambuja, fez questão de reforçar o comprometimento do Governo do Estado com as ações preventivas no setor.

Conforme o Folha MS, o secretário lembrou que, há dois anos, todas as barragens de Mato Grosso do Sul passaram por ampla vistoria.

''Naquela oportunidade verificamos que as barragens não apresentavam nenhum tipo de risco e todas estavam devidamente licenciadas e dentro do padrão'', completou. Mesmo assim, ele determinou que o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) realize novas vistorias nesses locais a partir da próxima semana.

Jaime comentou ainda que, após as orientações do Governo Federal feitas através do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o Governo do Estado, por meio da equipe de gerência de recursos hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), ligado a Semagro, vem realizando um trabalho rotineiro de segurança de barragens.