Oportunidades

23/01/2019 16:29

Funtrab orienta trabalhadores que Seguro-Desemprego pode ser solicitado pela internet

Essa nova medida proporciona maior comodidade, menos filas e deslocamentos

23/01/2019 às 16:29 | Atualizado 23/01/2019 às 16:01 Da redação / Governo MS
Reprodução / Governo MS

Desde o dia 21 de novembro do ano passado, o trabalhador pode solicitar o benefício do Seguro-Desemprego diretamente pela internet, assim que receber a documentação do empregador. A partir desse momento, há um prazo de 30 dias para receber o benefício. Essa nova medida proporciona maior comodidade, menos filas e deslocamentos.

Caso o trabalhador não consiga concluir o procedimento pela internet, ele pode comparecer à Funtrab, na Rua 13 de maio, 2773 – Centro, de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. Nos municípios do interior do Estado, ele deve se dirigir às Casas do Trabalhador ou posto de atendimento do Ministério do Trabalho.

Anteriormente, para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisava comparecer a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação e aguardar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.

Como proceder?

O cadastro está dividido em oito páginas, com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis. Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte:

O agendamento para as vagas de emprego é muito simples e intuitivo:

Aí, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.