27/01/2019 15:15
Invisíveis no dia a dia, moradores de rua recebem acolhimento e atenção na Casa São Francisco
Local tem capacidade para atender até 80 pessoas; metade dos beneficiados tem residência fixa no local
Comemorando 21 anos de existência, a Casa São Francisco – Casa de apoio aos moradores de rua - acolhe e oferece dignidade para aquele que anda pelas ruas de Campo Grande sem destino certo.
De acordo com a presidente do local, Maria Luíza Serrou, 75 anos, o lar atende 40 internos, que sonham em ter uma vida melhor e oferece apoio para outros 40 andarilhos.
“Atendemos essa quantidade de internos porque eles pedem ajuda. Aqueles que pedem ajuda, são ajudados. Providenciamos o documento deles porque praticamente todos não possuem documento. Providenciamos desde o Registro de Nascimento até a carteira de trabalho, aqui eles têm horário para se alimentar, esse é o lar deles, até que as coisas melhorem”, explica a presidente.
Maria destaca que possui uma equipe com assistente social, psicóloga, cozinheira, monitor, que oferece diálogo e comodidade para aquele que está abandonado nas ruas.
“Aqui eles tomam banho, temos uma horta para aqueles que gostam, tem sempre um que gosta de cuidar. Oferecemos dignidade para aquele que muitas vezes só recebe desrespeito nas ruas. Muitos chegam aqui com sinais de espancamento, as pessoas não respeitam eles, que procuram terrenos vazios para dormir, para se esconder. Eles se sentem protegidos, porque na rua podem apanhar a qualquer momento”, conta.
Conforme Maria, a Casa funciona através de convênios com a prefeitura, com o governo do Estado, mas o principal são as doações que recebe da
A presidente destaca que cerca de 80 pessoas se alimentam por dia na Casa São Francisco. “Fazemos todos os dias 15 kg de arroz, para os internos, temos 5 kg que é o normal. Mas chega 10h, abrimos o portão e começam a chegar os externos que atendemos. Fechamos o portão às 12h e servimos almoço para eles ali na varanda. Os internos não se misturam com o pessoal que vem apenas para comer, cada um almoça em um local e assim vamos tocando”.
A maior recompensa da presidente, é encontrar internos recuperados pelas ruas. “Já aconteceu de encontrar muitas pessoas trabalhando, com uma vida nova, esse é o nosso pagamento. Eles vêm, abraça a gente, agradece, é muito bom ver que nosso trabalho é capaz de mudar a vida das pessoas”.
Para ajudar a Casa São Francisco, basta entrar em contato através do 67-3351-4013.
Conta Casa São Francisco
Conta Corrente
AG 5783-5
Conta 105182-2