18/01/2019 16:51
Irritada com críticas por ida à China, Soraya Thronicke aciona até ministro durante viagem polêmica
Senadora viajou junto com o deputado eleito Tio Trutis e outros políticos
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), alvo de críticas por ter ido à China com outros parlamentares eleitos pelo partido, teria acionado até o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para consultar a validade da caravana até o país asiático.
Conforme noticiou o UOL, o ministro teria acalmado a senadora e dito que as relações entre Brasil e China seguem sólidas e que o grupo não cometeu nenhum erro por ir ao gigante asiático.
Thronicke estava com outro parlamentar por Mato Grosso do Sul, o deputado federal eleito, Tio Trutis. Ambos manifestaram repúdio às criticas de internautas sobre a necessidade da viagem. No entanto, a fala que mais os incomodaram foi a do filósofo Olavo de Carvalho, que é tido como 'guru' do presidente Jair Bolsonaro.
Carvalho, há dois dias, se mostrou contra a viagem e argumentou que os deputados e senadores iriam comprar tecnologia chinesa relacionada a reconhecimento facial, o que poderia culminar em vazamento e roubo de informações confidenciais do Brasil aos chineses.
Conforme o TopMídiaNews mostrou, Trutis ameaçou processar um jornalista e internautas que ironizaram a ida dele ao país controlado pelo partido comunista. Soraya, em sua rede social, também respondeu de forma agressiva às críticas feitas pela comitiva.
''Isso é o mínimo que você precisa saber para não ser um idiota'', postou Thronicke ao explicar que Brasil e China são parceiros comerciais há 40 anos.
Parte dos parlamentares que integraram a comitiva prometem processar Olavo de Carvalho. Eles alegam que passaram a ser alvo até de ameaças e linchamento moral. Temem, inclusive, por protestos em aeroportos no retorno ao Brasil.