Cidades

19/12/2018 18:29

Condenado a 12 anos por desviar salário de servidores, ex-prefeito tem pena reduzida pela justiça

Raul Freixes recorre da condenação em liberdade e diz que vai levar o caso para as cortes superiores

19/12/2018 às 18:29 | Atualizado 20/12/2018 às 09:18 Thiago de Souza
Raul teve pena reduzia em um ano por desvio de dinheiro - Reprodução Facebook

Desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul reduziram a pena do ex-prefeito de Aquidauana, Raul Freixes. Ele foi condenado a 12 anos e dez meses por desvio de dinheiro público e com a nova decisão deve cumprir apenas 11 anos. Ele recorre da decisão em liberdade.

A advogada de Freixes, Brasilícia Suely Rodrigues assumiu o caso há poucos dias e disse que o profissional anterior fez um bom trabalho ao conseguir excluir um agravante por meio de um recurso de apelação criminal.

No entanto, Rodrigues não quis divulgar qual seria o agravante, alegando questões de sigilo.

A defensora celebrou a vitória, ainda que parcial, e diz que já entrou com embargos de declaração alegando que houve omissão da câmara criminal em relação a alguns questionamentos levantados pela defesa. A apelação segue para a mesma turma que julgou o recurso.

Quando foi condenado, diz Brasilícia, Raul Freixes teria recebido do juiz de primeira instância o direito de recorrer em liberdade,por entender que a liberdade não frustraria a aplicação da pena ao réu.

''A defesa técnica vai se utilizar de todos os recursos possíveis em todas as cortes superiores'', anunciou a advogada.

Condenação

Raul e um outro condenado, Carlos Augusto Paim Mendes, foram acusados de desviar R$ 14 mil por serviço de obra não executada, quando Freixes era prefeito de Aquidauana.

Freixes também teria colocado no próprio bolso verba de R$ 100 mil, que deveriam ser destinada ao pagamento de salários dos servidores municipais.