11/12/2018 17:00
Contra onda de violência, Guarda Municipal começa a atuar na UFMS em 2019; PM já atua no local
Parceria entre prefeitura da Capital e universidade oferece capacitação a agentes
A Cidade Universitária, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande, passa a contar com o policiamento da Guarda Municipal a partir de 2019. Serão 12 agentes, divididos em turnos de três, para garantir a segurança de cerca de 15 mil pessoas circulando pelo local, mais 60 mil no entorno. A Polícia Militar já faz esse trabalho na região.
A assinatura da parceria entre a reitoria da UFMS e a Prefeitura de Campo Grande ocorreu na tarde desta terça-feira (11). Em contrapartida ao ganho na proteção, a universidade passa a direcionar parte de vagas de diversos cursos de capacitação aos guardas municipais, como especialização em gestão de segurança pública, mas também outros, como espanhol e inglês.
Ainda, foram doados ao acervo da guarda 19 revólveres calibre .38 que faziam parte do material de atuação da segurança da UFMS. Isso porque foi determinado, em 2017, que não é autorizado uso de armas de fogo por funcionários contratados e administrados por universidades federais.
Prefeito da Capital, Marquinhos Trad destaca que o assunto era conversado há pelo menos um ano entre as partes. “É um ato para frear o ímpeto daqueles que não sabem viver em sociedade com princípios, e para garantir a segurança de quem precisa se sentir seguro, para que meninas não sejam violentadas, aquele com seu boné, tênis, volte pra casa com o que é seu, não seja roubado”, diz.
Um posto da Guarda Municipal fica logo na entrada principal da universidade, equipado com wi-fi, ar-condicionado e computadores. Os agentes começam a atuar em janeiro de 2019.