O caso da jovem Ludmila Santos, de 19 anos, que morreu degolada ao ficar presa na janela da casa onde ela morava, gerou revolta nas redes sociais com o fato da vizinha ter escutado o pedido de socorro, mas ignorado.
De acordo com informações, a jovem usou uma bicicleta para pular a janela de casa, pois havia esquecido a chave.
Entretanto, enquanto tentava entrar, a bicicleta caiu e ela ficou pendurada pelo pescoço.
De acordo com uma vizinha, ela escutou a jovem gritar por socorro diversas vezes, mas não achou que fosse sério por se tratar de uma brincadeira ou “coisa de bêbado”.
Pela manhã, a mesma mulher resolveu verificar o que havia acontecido e encontrou a jovem morta no local.
A jovem morava com os avós na residência, mas no momento não havia ninguém em casa.
Na internet, muitas pessoas se revoltaram com a atitude da vizinha em não ter prestado ajuda.
“Os vizinhos podiam evitar. Muito triste. Nós temos que ficar atentos a tudo e se importar com o próximo, não importa se for brincadeira ou não isso é o instinto do bem de ajudar”, comentou um internauta.
Penalidade
O artigo 135 do Decreto de Lei nº 2.848/1940 destaca que deixar de prestar assistência a alguém que precisa de ajuda, pode configurar como crime, passível de detenção de um a seis meses ou multa.
Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:.