Grupo que fazia festa com aglomeração e bebedeira, foi detido pela Polícia Militar, na madrugada de sábado (7), em Chapadão do Sul. No entanto, vídeos gravados de celular – e vazados - mostram intimidade deles com policiais da cidade e até risada dentro de delegacia.
Segundo um denunciante, que preferiu não se identificar, os festeiros já são conhecidos na cidade por arruaças. Um homem, que seria o aniversariante, usa o celular dentro da viatura da PM e, em dado momento, até mostra algo na tela para o militar.
Ainda segundo a gravação, o dono da festa e um terceiro rapaz, usam celulares dentro da viatura e, aparentemente não são incomodados. Em um trecho do vídeo, uma das pessoas no carro da polícia diz: ‘’O Bolsonaro falou isso...’’.
Em outro vídeo, já na delegacia, enquanto um envolvido na festa presta informações, outro suspeito inicia uma gravação e chega a dar risada de deboche.
Em uma sala da PM, um dos festeiros tira uma selfie enquanto aguarda o registro da ocorrência e ao fundo aparece a ‘’Galeria de Comandantes’’ da PM de Chapadão do Sul.
Mais sarro
Em um terceiro momento, o grupo, já liberado da delegacia, para os veículos lado a lado, no meio de uma avenida, e debocha do ocorrido.
‘’Lá vem meu parceiro de cela. Ficamos presos no mesmo pavilhão. Liberdade cantou, favela... ‘’, dizem os rapazes.
O uso de celulares por pessoas detidas ou envolvidas em uma ocorrência policial é um procedimento condenável, já que pode por em risco a integridade dos policiais. Um dos argumentos é que um suspeito pode acionar comparsas e atentar contra a equipe policial.
O morador da cidade, que teve acesso aos vídeos, classificou a situação como ‘’vergonhosa’’ e que denota desrespeito contra as forças de segurança locais.
Além disso, o contribuinte destacou que a cidade acabou de sair de um lockdown rigoroso e aponta riscos da disseminação da covid-19, com festas e aglomerações.
O espaço está aberto aos envolvidos no caso.