Índios da aldeia Tey Kuê tentaram invadir a Fazenda Santa Maria, em Caarapó, na manhã desta segunda-feira (31), mas foram impedidos por policiais militares e da Força Nacional.
Os índios da aldeia Tey Kuê acabaram recuando da ameaça após a chegada de policiais militares e da Força Nacional. Apesar da ‘trégua’ estabelecida no momento, existe a promessa de avançar e tomar a área.
O vídeo, enviado ao Dourados News, mostra que os momentos foram de tensão, pois a área já tem histórico de conflitos por posse de terras entre os indígenas e produtores rurais. Ainda conforme as imagens, policiais bloquearam uma espécie de estrada vicinal para impedir o acesso do grupo. Gritos são ouvidos e em determinado momento um dos indígenas arremessa objeto contra produtor rural que filma toda a ação.
O receio das autoridades é de que a ocupação do local possa gerar outra tragédia, como a ocorrida no ano passado, quando o indígena Clodioldo Adileu Rodrigues de Souza acabou baleado e morto durante confronto na mesma região. O fato aconteceu em junho do ano passado. Na ocasião, várias pessoas ficaram feridas, entre elas policiais militares.
A propriedade fica no território identificado pela Funai no ano passado como "Dourados Amambai Peguá I", o que é questionado por produtores rurais da região.