Um tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, foi avistado por moradores e pessoas que passavam pelas imediações da Prefeitura Municipal de Corumbá, no bairro Dom Bosco, na manhã deste domingo, 04 de março. A jornalista Mariana Cardoso fez o registro da ave andando por uma dessas ruas e afirmou que, momentos antes, o animal sobrevoou em altitude baixa sobre o veículo que ela conduzia.
"Eu fiquei impressionada de ver um deles tão de perto assim, fiquei observando todos os detalhes que nem consegui fazer tantos registros em fotos ou vídeos", comentou a jornalista que ainda seguiu de longe o tuiuiú, momento quando fez esse registro.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada na tentativa de realizar o resgate para captura e devolução da ave em área nativa do Pantanal, mas o tuiuiú voou mais de 100 metros, segundo relatos dos policiais ao site Diário Corumbaense, impedindo o procedimento. Sendo assim, os policiais orientaram aos moradores da localidade para, caso avistem o ave novamente, que os acionem imediatamente e também evitem aglomeração ao redor do animal.
Apesar de breve o contato dos policiais com a ave nativa, eles afirmaram que ela não aparentaestar machucada, porém acreditam que ela possa estar desorientada de sua rota natural, o que a levou a chegar na área urbana, que em Corumbá, é de grande proximidade com o Pantanal.
A ave
Apresenta corpo coberto com penas brancas, cabeça de cor preta, com bico levemente voltado para cima em sua porção distal, além de uma barra avermelhada na base de seu pescoço. Os indivíduos jovens possuem penas com coloração marrom-pálida. Frequentam margens de baías, rios, campos alagados e áreas abertas com árvores esparsas. Algumas das imagens mais belas do Pantanal, sem dúvidas são aquelas em que o tuiuiú é componente da paisagem, seja voando, em seu ninho ou simplesmente de asas abertas para se secar ao longo de um rio. O tuiuiú atinge até 120 cm de altura, envergadura de até 3 metros e peso máximo por volta de 8 quilos.