Trabalhadores da empresa da Enesa Engenharia protestam e chegaram a fechar a BR-262 na manhã desta segunda-feira (12), em Ribas do Rio Pardo. Eles querem melhores condições de trabalho, alimentação e equiparação de salários com funcionários de outras empresas que prestam serviço semelhante.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Batalhão de Choque acompanham o protesto.
Segundo o Riopardonews, a marcha começou no alojamento por volta das 4h30 e se concentra em frente à sede da empresa de engenharia.
Esses homens trabalham nas obras da fábrica de celulose. Pela empresa são contratados cerca de 5 mil trabalhadores e a maioria deles é de estados do nordeste como Bahia e Ceará.
Os funcionários chegaram a fechar a rodovia por alguns momentos, mas depois liberam a passagem e o tráfego está fluindo de maneira lenta.
Em resposta, a ENESA informa que está em conversa com os trabalhadores e representantes sindicais. A movimentação contou com cerca de mil funcionários não tendo a adesão total do efetivo.
"Em relação a manifestação do feriado de Corpus Christi, a empresa se reuniu com os colaboradores para esclarecimento do tema, explicando que a referida data não é feriado nacional e no municipio de Ribas do Rio Pardo-MS é considerado ponto facultativo", explica trecho da nota.
Após diálogo com os colaboradores, a ENESA se pôs favorável a solicitação e o dia 08 de junho de 2023 foi concedido por liberalidade como um bônus, com pagamento 100% do dia para o colaborador que se dispusesse ir trabalhar.
"Reiteramos que a ENESA segue e sempre seguirá a legislação e o acordo sindical vigente", continua.
Matéria alterada às 16h26 para acréscimo de informação
Vídeo:
Trabalhadores de obra entram em greve e deixam trânsito lento em Ribas do Rio Pardo pic.twitter.com/Ivx8mUtJ78
— TopMídia News (@topmidianews) June 12, 2023