Eurico Costa Machado, de 50 anos, confessou que matou a facadas sua ex-mulher Alessandra da Penha Cardoso, de 42 anos, na frente da residência da vítima na Avenida Evaristo Pereira Ferreira, em Paranaíba - a 410 quilômetros de Campo Grande. Ele foi preso em flagrante pelo crime de feminicídio.
Após tentar fugir pulando por diversas casas e invadir um imóvel no intuito de se esconder, ele foi detido por militares da Força Tática da Polícia Militar. Ele contou para os policiais que, após o crime, estava com tudo pronto para fugir com destino a Portugal, conforme o boletim de ocorrência.
O suspeito já era conhecido da polícia, pois há alguns dias, militares estiveram na residência por conta de desavenças constantes entre o casal. A vítima, nessa oportunidade, informou que tinha uma medida restritiva contra o autor.
Já na manhã de hoje, Alessandra retornava para casa após ter ido à delegacia onde pediu uma medida protetiva contra Eurico. Praticamente em frente a sua residência, a vítima foi atacada por Evaristo, que estava de "tocaia".
Sozinha, ela não teve como se defender e recebeu uma facada no pescoço. Mesmo com o Corpo de Bombeiros sendo acionado, nada pôde ser feito e a vítima morreu ainda pelo local.
Inicialmente, foi informado que o filho estaria junto, mas conforme versão do boletim de ocorrência, o rapaz chegou pouco depois e viu sua mãe sem vida na rua. No momento de fúria, desferiu um soco na porta de vidro do imóvel, machucando o braço direito.
O caso foi registrado como feminicídio, violência doméstica e familiar na DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Paranaíba.
De acordo com dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), este é o 19° feminicídio registrado em Mato Grosso do Sul ao longo dos oito meses de vigência de 2023.