Vinícius Ibañez Riquelme, soldado de 19 anos do Exército, morto após passar mal durante um treinamento em Bela Vista, morreu devido à exaustão física e desidratação. A causa da morte foi apontada após exame de necropsia realizado pela Perícia Oficial Falcão Diagnósticos.
Laudo apontou que a morte de Vinícius ocorreu por causas de broncopneumonia acentuada, necrose centro-lobular no fígado, necrose tubular aguda no rim e desidratação. Outro fator apontado foi um choque séptico.
Choque séptico é a sepse que causa uma pressão arterial perigosamente baixa (choque). A condição é resultado de uma infecção generalizada que se alastra pelo corpo, rapidamente, afetando vários órgãos, que param de funcionar e levam a vítima à morte.
Ainda foi apontada como causa contributiva do óbito a exaustão física, conforme o site Fronteira News. O Edema pulmonar também contribuiu em levar à morte por insuficiência respiratória aguda.
Vinícius faleceu dia 27 de abril. Ele servia no Exército havia quase dois meses e participou de um treinamento entre 22 e 26 de abril. Durante esse período, os soldados eram mantidos incomunicáveis.
No dia 26 de abril, a mãe de Vinícius foi informada de que ele havia sido levado ao Hospital de Bela Vista. Ao perceber a gravidade da situação, ela buscou uma explicação médica.
Um médico perguntou se Vinícius tinha alguma doença preexistente, mas ela afirmou que ele era saudável. O médico explicou que o treinamento foi muito extenuante, com esforço acima do limite e falta de hidratação, principais causa da morte do jovem militar.