quarta, 13 de novembro de 2024

Busca

quarta, 13 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

24/06/2022 18:01

Secretário nega mortes em ação do Choque; indígenas confirmam óbito em Amambai (vídeos)

Confronto entre nativos e PMs ocorreu em fazenda disputada na Justiça

O secretário de Segurança Pública do MS, Antônio Carlos Videira, garantiu, na tarde desta sexta-feira (24), que confronto entre policiais do Choque e indígenas, pela manhã, em Amambai, não teve mortos, somente feridos.  

No entanto, três policiais do batalhão foram baleados, mas os disparos atingiram pernas, pés e canela. Nenhum agente da lei corre risco de morrer.

Choque foi recebido a tiros em fazenda

Indígenas divulgaram fotos de nativos feridos. (Foto: Repórter Top)

Indígenas e perfis de militantes da causa exibiram vídeos de nativos feridos na ação de reintegração de posse, mas óbitos não foram confirmados. Os nativos citam que um deles foi baleado e morto. 

''Tinha essa notícia de manhã. O que nós temos até este momento, é a notícia de seis pessoas feridas, não dá para dizer que são todas indígenas, podem ser paraguaios, ou indígenas do Paraguai, que foram atingidos e dois foram removidos para Ponta Porã", detalhou o chefe da Secretaria de Segurança Pública. 

Choque foi recebido a tiros em fazenda

Indígenas ocuparam fazenda particular e estão armados. (Foto: Repórter Top)

Confronto

Ainda conforme Videira, o BPChoque foi acionado para uma ocorrência de risco à vida de um funcionário da fazenda, que teve a sede ocupada e o trabalhador expulso. No entanto, os PMs foram recebidos com barricadas, feitas com maquinários agrícolas. Os indígenas estavam armados com flechas e também armas de fogo. 

A situação na fazenda, que fica em uma região chamada Sertãozinho é tensa. Além dos baleamentos de policiais, um helicóptero com membros do BPChoque foi atingido por tiros, enquanto sobrevoava o local do conflito. Vídeos e fotos mostram as marcas das munições na fuselagem. 

Disputa

A ocupação de indígenas a uma propriedade rural privada, na região conhecida como ''Sertãozinho'', começou na tarde desta quinta-feira (23) e se estendeu até a manhã de quarta-feira. É lá que fica a Aldeia Amambai, onde indígenas dizem que parte da área da fazenda seria de seus ancestrais. 

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias