Mesmo sem comprovação cientifica de que ivermectina é eficaz na prevenção da Covid-19, o vice-prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Réus Fornari, anunciou, na noite de ontem (25), que a prefeitura vai distribuir 120 mil comprimidos da medicação para a população.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e AMB (Associação Médica Brasileira), ivermectina não é recomendável para o tratamento de pacientes que lutam contra o novo coronavírus.
O vice-prefeito fez o anúncio da distribuição, mas afirma que ninguém é obrigado a tomar. A medicação chega ao município na próxima segunda-feira (29). O valor investido para a compra do medicamento não foi anunciado.
A farmacêutica norte-americana MSD (Merck Sharp And Dohme), que fabrica o medicamento, já anunciou que não existe comprovação de que ele traz benefícios para o tratamento do vírus.
Médicos já se pronunciaram sobre o caso. O médico pneumologista Frederico Fernandes, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, publicou nas redes sociais um alerta sobre o assunto.
Ele alega que o remédio pode colaborar para o desenvolvimento de hepatite aguda.