domingo, 24 de novembro de 2024

Busca

domingo, 24 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

17/03/2021 20:22

Retorno às aulas é marcado por falta de merenda, kit e transporte em Ribas do Rio Pardo

Famílias não conseguem comprar e há relatos de vaquinha entre os professores

O retorno às aulas na rede municipal de ensino de Ribas do Rio Pardo foi marcado pela falta de itens essenciais aos alunos. Na lista do que falta estão kit escolar, transporte e merenda. 

Conforme o Rio Pardo News, o ano letivo só começou, efetivamente, no dia 8 de março, quando da entrega das atividades aos alunos. 

Ainda de acordo com o site local, sem o chamado ‘’Ambiente Virtual do Aluno’’ funcionando e sem os grupos de WhatsApp, foi difícil acessar o conteúdo dos alunos. O baixo comparecimento de pais e alunos nas escolas para retirada do material teria ocorrido em razão disso. 

Há informações, diz o Rio Pardo News, que, em alguns casos, professores botaram dinheiro próprio para incrementar o primeiro contato com os alunos neste ano. Embora as atividades estejam sendo entregues agora, o ano letivo dos docentes começou em 3 de fevereiro. 

Conforme as críticas, a Secretaria de Educação de Ribas estaria em funcionamento desde 4 de janeiro e, mesmo assim, o órgão não conseguiu providenciar a aquisição da merenda e montagem dos kits. 

As crianças, segue o site, estariam há mais de 90 dias sem a merenda. “É desumano. O prefeito só fala em economizar e muitos passando necessidades”, pontuou um morador do Santo André ao site local. 

Em 2020, relembra a publicação, logo após a suspensão das aulas presenciais, as escolas do Município entregaram de maneira alternada, leite, iogurte, achocolatado, verduras e cestas básicas. A última entrega foi feita em novembro do ano passado. 

Sem transporte 

O transporte escolar na cidade ainda não foi licitado. Com isso, parte dos alunos da zona rural não conseguem buscar as atividades na escola. 

“Meu patrão não disponibiliza carro. Nós não temos como ir”, lamentou uma mãe que mora e trabalha em fazenda.

O mesmo problema estaria ocorrendo com os kits escolares, que estava nas promessas do então candidato e hoje prefeito, João Alfredo, do PSOL. As famílias mais carentes não conseguem comprar se quer, um lápis e um caderno e ficam na expectativa da Prefeitura doar, observa o Rio Pardo News. 

Álcool gel

Professores e pais de alunos que foram às escolas no começo do mês, usaram álcool em gel com validade vencida, no caso setembro de 2020.  

“Não compraram tapetes higienizadores, não compraram medidores de temperatura, não compraram dispensers. Falta o básico do básico. Estão usando o que sobrou do ano passado’’, denuncia um professor da escola ISA.

O espaço está aberto para manifestação dos citados. 
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias