Doze máquinas do tipo "caça-níquel" foram entregues pela Receita Federal ao IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul). O objetivo é que elas sejam descaracterizadas e os componentes transformados e aproveitados pelos estudantes.
A entrega aconteceu na última sexta-feira (2), entregue pelo chefe do Depósito de Mercadorias Apreendidas em Ponta Porã, o analista-tributário Wagner Vicentin, ao diretor de Administração do IFMS Campus Ponta Porã, José dos Santos Ferreira.
Segundo o diretor, as máquinas serão destinadas aos alunos do curso técnico integrado de informática, do ensino médio. Os aparelhos serão descaracterizados e os componentes eletrônicos, como monitor LCD, fonte de alimentação, conversor AC/DC, filtro de linha, serão aproveitados nas aulas de robótica e de informática pelos estudantes.
A depender do estado de conservação, até as placas de madeira poderão ser reaproveitadas na fazenda experimental do IFMS.
Para que a entrega fosse garantida, a Polícia Federal em Dourados emitiu um laudo de perícia criminal constatando que as máquinas: "no estado em que se encontram, não podem ser utilizadas diretamente para jogos eletrônicos de azar por meio da introdução de valores monetários".
Isso porque não foram encontrados componentes de hardware, tipo CPU ou placas-mãe, que pudessem rodar algum software ou programa computacional, inviabilizando o uso das máquinas para o fim a qual foram construídas.
Acompanhou a entrega das mercadorias a representante de Comunicação e Cidadania Fiscal, analista-tributária Tatiana das Neves Leme, conforme o Jornal de Ponta.