O proprietário da carreta que transportou pneus que seriam incendiados e usados no bloqueio no Trevo da Bandeira, na BR-163 MS, na última sexta-feira (18), em Dourados, está entre as pessoas investigadas pela PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal) contra as quais foram expedidos mandados de busca e apreensão, como resultado da operação Unlock ("Desbloqueio", em tradução livre), deflagrada na manhã deste domingo (20), naquele município.
Conforme o site Dourados Informa, após os atos da última sexta-feira, quando pessoas usando máscaras e veículos sem placas, para dificultar a identificação, descarregaram pneus que foram incendiados, fomando uma barricada, com o intuito de bloquear a BR 163 MS, no Trevo da Bandeira, e que acabaram por icendiar também um carro, as polícias Federal e Rodoviária Federal começaram a averiguar os fatos, a fim de identificar os envolvidos nos crimes.
Assim, a Justiça Federal em Dourados expediu os mandados de busca e apreensão e o mandado de prisão preventiva contra o proprietário da carreta. A PF não informou, no entanto, se ele já foi preso.
O grupo de pessoas investigadas deverá responder por incitação ao crime, associação criminosa, desobediência e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, todos do Código Penal.
A investigação segue em segredo de justiça com a finalidade de identificar e localizar os demais envolvidos nos atos criminosos.