Uma equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS realizou uma ação em Ponta Porã, de 5 a 9 de julho, que culminou com a autuação de cinco agências bancárias (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú/Unibanco e Santander (Brasil).
A ação foi realizada após diversas denúncias de consumidores. Em todas as agências foram detectadas excesso de demora para atendimento, agravado pelo fato da senha só ser entregue após os consumidores ingressarem na agência, os impedindo de comprovar o abuso.
Outras anormalidades também foram registradas, principalmente no Banco do Brasil onde pessoas que esperavam para realizar “prova de vida” por terem se aposentado por invalidez. Mesmo diante de suas deficiências, o clientes são obrigados a ficar horas em pé.
Nas agências foram flagradas, também, a inexistência de atendimento prioritário, ausência de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes, falta de atendentes que pudesse orientar os consumidores em fila
A equipe também flagou agencias que não exibiam alvarás de Licença e Funcionamento ou quando existiam estavam vencidos. No caso do Banco do Brasil, desde 2010.
As unidades bancárias não possuíam, para acesso dos consumidores, exemplares do Código de Defesa do Consumidor, não dispunham de identificação de locais específicos para atendimento prioritário, os totens para emissão de senhas se encontram desligados e comprovantes de atendimento – quando liberados –estavam impressos em papel termossensivel.