O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) cumpriu nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Japorã e Mundo Novo, interior de Mato Grosso do Sul. Entre os alvos da Operação Curumim, estão Vanderlei Bispo (PTB), prefeito de Japorã reeleito para novo mandato, vereadora, secretários e alguns servidores municipais.
A operação tem por objetivo apurar indícios de desvio de recursos públicos da Assistência Social para financiamento de campanha eleitoral, bem como fraude à licitação relativa à Casa de Apoio à Criança indígena desnutrida da Aldeia Porto Lindo. Daí surgiu o nome, Curumim, palavra de origem tupi que designa, de modo geral, as crianças indígenas.
A ordem do Tribunal de Justiça determinou as buscas na prefeitura da cidade e na casa do prefeito, que fica em Mundo Novo. Os crimes com investigação conduzida pelo próprio Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar do Passos, são peculato, falsidade documental, fraude em licitação e associação criminosa e crime de responsabilidade.