Policiais militares deixarão de fazer a vigilância em torres da Penitenciária Estadual de Dourados, segundo informou a Associação dos Oficiais da PMMS. No entanto, o retorno do efetivo ao policiamento das ruas será gradual.
Conforme nota da AOFMS, houve acordo entre a direção da Agência de Administração Penitenciária de MS; a Sejusp; comandante-geral da PM e a direção do Departamento de Operações de Fronteira para que o impasse fosse superado.
Ainda segundo a entidade, ficou definido que os PMs serão substituídos gradualmente por policiais penais. Também haverá parceria da PM com a Agepen para a custódia e escolta de presos até unidades de saúde.
O policiamento em Dourados e região, que segundo a entidade, foi comprometido pela retirada de policiais, será reforçado por homens do DOF e do Batalhão de Choque.
‘’Disponibilização de recurso, pela Agepen, para pagamento de gratificação aos Policiais Militares que atuarem na guarda externa, semelhante a hora extra paga aos Policiais Penais. Por fim, firmou-se parceria para capacitação dos Policiais Penais que desempenharão a função’’, diz trecho da nota.