No fim da manhã deste sábado (12), policiais militares ambientais de Coxim foram acionados pelo proprietário de uma chácara, localizada a 4 km da cidade de Rio Verde de Mato Grosso, para resgate de um animal silvestre da espécie Tapirus terrestirs (anta).
Segundo a polícia, a equipe da PMA foi ao local e capturou o animal que apresentava vários ferimentos de queimaduras nas patas traseiras e dianteiras e em parte do corpo e estava debilitado pelos ferimentos quando fora capturado.
Conforme a PMA, não se sabe onde ocorrera o incêndio que deu causa aos ferimentos do animal, que pesa aproximadamente 150 kg. Os Policiais procuraram atendimento médico veterinário para estabilização e diminuição de dores da anta. Ela já foi encaminhada e entregue ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na capital.
A PMA destaca que infelizmente nesse período de seca, parte da população insiste em fazer uso do fogo de forma irregular, prejudicando à população e à fauna. A queima controlada (autorizada pelo órgão ambiental) está proibida desde o mês de agosto em todo o Estado e o período de proibição se estende até novembro.