Mulher de 48 anos foi socorrida às pressas após engasgar com um pedaço de carne, na tarde deste domingo (24), em uma residência no município de Corumbá – a 426 quilômetros de Campo Grande.
Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada e prestou os primeiros socorros a vítima, que em seguida foi encaminhada ao Pronto-Socorro da cidade para atendimento médico.
Segundo o Diário Corumbaense, o engasgo é um reflexo do organismo provocado quando, durante o ato de engolir, um alimento vai pelo “caminho errado”. Esse erro é evitado graças a uma estrutura chamada epiglote, localizada atrás da língua, que funciona como uma válvula. Ela normalmente permanece aberta, para que o ar entre na traqueia e chegue aos pulmões. Mas, na hora de engolir, essa estrutura se fecha para que a comida não entre nas vias respiratórias, e sim no caminho para o estômago.
Normalmente não há grandes problemas, e o corpo estranho é expelido. Mas, quando a pessoa não consegue desengasgar, a situação demanda a ajuda de terceiros para evitar quadros graves decorrentes da asfixia (dificuldade ou impossibilidade de respirar), que podem ir desde um estado de inconsciência até mesmo ao óbito.