Símbolo cultural do município de Coxim, a 266 quilômetros de Campo Grande, o Pé de Cedro mais famoso do Brasil, teve a sua morte confirmada nesta quarta-feira (24), é o que aponta um laudo apresentado em reunião da Comissão Mista de Trabalho e Acompanhamento das ações relacionadas à situação fitossanitária do Pé de Cedro.
Localizado na praça Zacarias Mourão, atualmente o Pé de Cedro recebeu amarrações com cabo de aço após ser atingido por um raio, em 2006, além disso, a árvore chegou a ser queimada parcialmente e vinha sendo afetada por pragas naturais.
"Diante dos fatos relatados, é conclusiva a constatação da morte do pé-de-cedro presente na praça Zacarias Mourão, na esquina das ruas Herculano Pena com a João Pessoa, próximo ao Rio Taquari. Apesar do pé-de-cedro estar sustentado por cabos em sua altura mediana, isso não evitaria uma queda no caso de colapso da base do tronco ou de sua parte mediana. Além disso, há risco de queda de galhos que podem causar prejuízos materiais ou lesões físicas graves aos frequentadores do local. Portanto, é salutar que medidas sejam tomadas para a retirada da árvore, evitando o risco de queda, como forma de segurança para os transeuntes e visitantes da praça", diz o documento, que ainda não foi divulgado à população.
Em entrevista ao site Jornal MS Norte, O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Cândido que o laudo será apresentado em audiência pública deliberada para o dia 9 de maio, às 19 horas. O secretário disse também que aguarda uma análise também do Imasul acerca do Pé de Cedro. De acordo com Saimon, o pesquisador Evaldo Benedito de Souza fará explicações técnicas sobre o laudo, de forma presencial ou remota, e que as principais medidas, de curto e longo prazo, serão deliberadas em audiência.
História
A árvore teria sido plantada por Zacarias Mourão, cantor e compositor coxinense ainda quando criança. Anos mais tarde, ele compôs a música Pé de Cedro, que o consagrou nos idos dos anos 1960 e 1970 em âmbito nacional.
Devido ao sucesso da composição, cantada por diversos intérpretes, e que se tornara hino da cidade, a árvore tornou-se símbolo do Município, tendo sido declarado oficialmente um dos patrimônios culturais de Coxim, dentre outros.