Um filhote de veado-catingueiro foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental de Dourados, nesta segunda-feira (14), em Ponta Porã. A ação foi iniciada após a guarnição ser acionada para capturar o animal, que havia sido encontrado por um morador local.
Segundo o morador, ao retornar do trabalho por uma via vicinal, ele encontrou o filhote tentando mamar na mãe, que já estava morta, provavelmente devido a um atropelamento. Sensibilizado com a cena, o morador levou o filhote para casa e passou a alimentá-lo com mamadeira.
A guarnição, ao chegar ao local, identificou o animal como uma fêmea de veado-catingueiro, com cerca de 50 dias de vida.
O filhote, que apresentava boas condições de saúde, foi levado para a sede do 2º Batalhão da PMA, onde deverá ser encaminhado para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde receberá cuidados especializados para aumentar suas chances de ser reintroduzido no habitat natural.
A PMA alerta a população para que, ao encontrar filhotes de animais silvestres sozinhos, não os levem para casa. Tentar cuidar de animais sem os devidos conhecimentos e recursos pode reduzir as chances de sobrevivência.
O ideal é acionar imediatamente a Polícia Militar Ambiental, que possui os meios necessários para adotar os cuidados adequados, aumentando as chances de que o animal possa ser reabilitado e devolvido à natureza com sucesso.