O guia de turismo Heberson Ramires Valencio, 42 anos, foi nomeado diretor do Departamento de Promoção do Esporte, Símbolo DAS – 4, na Secretaria Municipal de Esporte de Bonito em 9 de abril. A decisão é assinada pelo prefeito Josmail Rodrigues (PSB).
A escolha foi denunciada pelo Mescla-MS (Movimento de Estudo de Sexualidade, Cultura, Liberdade e Ativismo de Mato Grosso do Sul), que publicou uma nota de repúdio contra a nomeação. Segundo a instituição, Heberson, dono da página no Facebook Papagaio do Povo, é investigado por homofobia.
Heberson teria gravado áudio em que diz: “Ô irmão. ‘Tô’ sabendo que tudo quanto é viado [sic] vai pegar coronavírus. É bom que essa praga morra tudo antes, queimada no fogo do inferno que vai vir pra terra, essa peste, essa praga ruim”.
O guia de turismo tem extensa ficha criminal. No dia 16 de maio de 2020, foi flagrado quando guardava uma arma de fogo e munições de uso permitido, sem a devida autorização e em desacordo com a determinação legal ou regulamentar, em sua casa, localizada na Vila América.
Material apreendido na casa do guia turístico - Foto: Reprodução/TJ-MS
A polícia realizava o cumprimento de um mandado de busca e apreensão quando encontrou uma pistola, calibre .38 ACP, além de 51 munições do mesmo calibre das marcas USA e WIN, escondidas em baixo da cama do quarto do denunciado. O caso segue em análise da Justiça.
Além de vários processos por difamação, o guia de turismo também responde por, em 3 de abril de 2015, desacatar e ameaçar um investigador da polícia judiciária. À época preso em regime semiaberto, ele ficou bravo porque queria assinar a folha de ponto fora do horário de funcionamento do setor e começou a gritar com o policial.
Procurada pela reportagem, a prefeitura de Bonito não se pronunciou sobre o assunto. O espaço fica aberto para posicionamento do município e do guia de turismo.