Nelson Ormai, dono de uma transportadora em Dourados, foi preso na manhã desta terça-feira (7), nas investigações da Operação Geminus.
Ele estaria em uma fazenda no momento da prisão. De acordo com o site Dourados News, na casa de Nelson, situada no Jardim Mônaco, a Polícia Federal apreendeu cerca de R$ 60 mil e a suspeita é que se tenha mais dinheiro no imóvel.
As equipes também estão em um escritório de contabilidade situado na rua João Rosa Góes.
A mulher de Nelson Ormai, que não teve o nome divulgado, também é suspeita de participação em atos ilícitos.
A Polícia Federal detalhou que investiga um esquema de transporte de cocaína a partir da fronteira de Mato Grosso do Sul para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O agronegócio e outras atividades econômicas formais eram usados de “fachada” para ocultar os lucros do tráfico internacional de drogas, principalmente de cocaína.
O entorpecente era carregado em Mato Grosso do Sul e seguia para a cidade gaúcha, de onde era distribuído para traficantes locais do Rio Grande do Sul, principalmente das regiões de Porto Alegre e Vale dos Sinos.
Durante as investigações, iniciadas em agosto de 2019, a Polícia Federal apurou que a organização criminosa movimentou 5 toneladas de cocaína em um ano.
Ao todo, são cumpridos11 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Também são executadas ordens judiciais para o sequestro de 52 imóveis e de 70 veículos, entre automóveis, jet skis, caminhões, carretas e tratores, e o bloqueio de valores em contas bancárias de 33 pessoas físicas e jurídicas envolvidas.
Os bens a serem sequestrados estão estimados em R$ 50 milhões.