Não. Essa não é uma reportagem do Sensacionalista (noticiário satírico). O fato aconteceu na manhã deste sábado (18) em Coxim. Apesar da ampla divulgação do lockdown aos fins de semana, moradores de Rio Verde tentaram entrar em Coxim para um churrasco em comemoração ao aniversário do filho.
A situação é uma prova da falta de consideração com as recomendações das autoridades em saúde, de empatia com o próximo e de desrespeito com a legislação vigente. Uma vez que a entrada de visitantes em Coxim está proibida por força de decreto municipal, como medida de enfrentamento a pandemia de Coronavírus (Covid-19).
Informações levantadas pelo Edição MS dão conta de foram três tentativas. Na primeira barreira sanitária, no bairro Piracema, a família informou que estaria chegando para o aniversário do filho, que mora em Coxim e faria um churrasco no domingo (19) para comemorar a data. Impedida, a família tentou o plano B.
Na barreira da avenida Gaspar Ries Coelho aconteceu a segunda tentativa. Entretanto, a família apresentou outro motivo para entrar na cidade, mas, não conseguiu. Até porque as outras duas barreiras sanitárias já haviam sido informadas sobre a tentativa da família de entrar em Coxim para uma festa, assim como possuía as características das pessoas e do veículo.
Já que vieram até aqui não custava apelar para o plano C. Só que, desta vez, a família tentou burlar a fiscalização da barreira que fica nos altos da avenida Virgínia Ferreira. O veículo foi estacionado no pátio de um posto de gasolina, ao lado da fiscalização, e os moradores de Rio Verde começaram a desembarcar seus pertences. Enquanto isso, o filho, morador de Coxim, subia a avenida com seu carro baldear a família. Também não deu certo.
Os olhos da fiscalização alcançaram a tentativa e, mais uma vez, impediram que os moradores de Rio Verde entrasse em Coxim. A eles, restou o plano D: De volta para casa. Já o morador de Coxim foi alertado sobre os riscos de promover uma festa de aniversário e, consequentemente, aglomeração. O endereço do mesmo foi passado para a Vigilância Sanitária, que deve fazer a fiscalização durante todo o final de semana.
Perigo
O aniversariante trabalha numa das farmácias de maior fluxo em Coxim e após a confraternização da idade nova retomaria suas atividades normalmente. Caso fosse infectado em seu churrasquinho poderia passar Coronavírus para colegas de trabalho e clientes do próprio estabelecimento. Essa é uma das condutas que vem sendo combatida diariamente pelas autoridades sanitárias. As confraternizações são responsáveis por 90% dos casos confirmados em Coxim, conforme a secretaria de Saúde.
Decreto 324/2020
Além de determinar o fechamento do comércio não essencial, entre as 22 horas de sexta-feira e as 5 horas de segunda-feira, o decreto 324/2020 proíbe a entrada de visitantes em Coxim nesse período, mesmo que eles tenham parentes na cidade. A única exceção é para casos de emergência, analisados pela coordenação da barreira sanitária.