Um bebê de apenas 15 dias foi salvo na manhã desta sexta-feira (17) após se engasgar com o leite materno em Chapadão do Sul, cidade a 331 quilômetros de Campo Grande. Criança foi salva devido à ação rápida dos pais e do Corpo de Bombeiros.
Segundo o site local Chapadense News, na manhã desta sexta-feira, uma mãe desesperada ligou para o Corpo de Bombeiros pedindo socorro ao bebê de apenas 15 dias que estava engasgado com leite materno. Imediatamente o Rádio Operador realizou as orientações de desengasgamento.
Logo a seguir foi possível ouvir o choro da criança que foi salva devido à ação rápida dos pais e dos militares. Em seguida, o pequeno foi transportado ao pronto-socorro do Hospital Municipal para cuidados do médico plantonista.
Ao longo dos anos várias crianças foram salvas pela ação dos bombeiros no local ou com instruções pelo telefone de emergência. Neste tipo de situação, cada segundo significa a diferença entre a vida ou a morte.
A situação é sempre desesperadora para os pais. Quando o bebê engasga com o leite materno, tem as vias aéreas obstruídas e começa a ficar roxo. Caso o procedimento de socorro não seja feito a tempo, será tarde demais.
Em 2022 e 2023 foram, pelo menos, seis registros deste tipo de ocorrência no Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul. Mesmo por telefone, o bombeiro preparado consegue orientar a aplicação da manobra de Heimlich (tapinhas nas costas) e compressão torácica.
Nestes registros apenas uma criança morreu porque os pais, desesperados, demoraram para pedir socorro. O Bombeiro da Sala Rádio é um dos mais importantes integrantes da equipe de serviço neste tipo de ocorrência.
Ele não vai para um salvamento real, mas remotamente é preparado para salvar pessoas, adultos e crianças, da morte certa em Chapadão do Sul. O rádio é a ferramenta de telecomunicação mais eficaz no combate a situações de emergência e catástrofe em geral.
Numa situação onde segundos fazem a diferença entre a vida e a morte, a Sala Rádio do Corpo de Bombeiros vai adiantando o trabalho da Unidade de Resgate em deslocamento. Geralmente, quando chegam no local do incidente, o problema já foi resolvido remotamente ou o socorro preliminar iniciado