O atleta David Gutierres Lisboa, de 28 anos, natural de Camapuã, alcançou um marco importante em sua carreira no último fim de semana, ao conquistar o título de campeão brasileiro de Muay Thai. A vitória aconteceu no 19° Campeonato Brasileiro de Muay Thai e no 4° Brazil International Open, realizados nos dias 7 e 8 de dezembro, no Ginásio Jones Minoso, em Lages-SC.
Segundo o portal InfcoMS, David iniciou sua trajetória no Muay Thai de maneira simples e despretensiosa. "Comecei por curiosidade, quando ainda servia no Exército Brasileiro, em 2016, e nunca pensei em me tornar um atleta. Mas a paixão pela arte marcial, pela disciplina e pela cultura do Muay Thai me conquistou", relembra o campeão, sobre os primeiros passos na modalidade.
O atleta destaca que a preparação para uma competição de alto nível exige mais do que habilidade técnica. "Além da técnica, o físico e o psicológico precisam estar bem trabalhados. A disciplina foi fundamental para a minha vitória", afirma David.
Atualmente, David não guarda para si todo o conhecimento adquirido durante sua trajetória no Muay Thai. Ele também ministra aulas na Academia T. José Elias, onde transmite seus ensinamentos para alunos de diversas idades. Em suas aulas, enfatiza a importância da disciplina, sobretudo nos momentos de desânimo. "Vai chegar uma hora em que você estará cansado, não vai querer treinar, mas a disciplina é o combustível que te impulsiona. Você nem sempre estará 100%, mas precisa dar 100% do que tem", ensina.
Agora, o próximo grande desafio de David é o Campeonato Mundial de Muay Thai, marcado para 2025, na Turquia. Sua vaga foi garantida com a conquista do título nacional. "Agora é continuar treinando, seguir as orientações do meu professor e buscar o título mundial, representando o Brasil lá fora", conclui o atleta, com foco na próxima etapa da carreira.