Alcinópolis publicou decreto que coloca o município em “situação de Emergência” por iminente risco de incêndios florestais.
O Decreto, publicado na sexta-feira (16), tem validade de 180 dias em todo o território do município de Alcinópolis, e considera a necessidade de resposta urgente ao controle de incêndios atuais e também futuros incêndios florestais.
Conforme a prefeitura, no ano de 2020 ocorreu um incêndio de grande proporção no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari.
O fogo teve início na divisa com Mato Grosso, e atingiu a Unidade de Conservação e propriedades no entorno, destruindo mais de 20 mil hectares de vegetação, trazendo grandes prejuízos para a fauna e flora.
A Secretária de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, pede para que os moradores da zona rural não coloquem fogo na vegetação, pois estamos passando por um período de estiagem, o que faz com o fogo se espalhe rapidamente, podendo assim, causar um incêndio de grande proporção e de difícil controle. Lembrando ainda que foi publicado o Decreto Federal n. 10.735, de 28 de junho de 2021, que determina a suspensão de queima controlada no território nacional por 120 dias.