A Secretaria Municipal de Cultura de Dourados atendeu recomendação feita pelo Corpo de Bombeiros e interditou o acesso à Usina Filinto Muller, popularmente conhecida como 'Usina Velha'. O local, segundo a pasta, apresenta risco para a população.
"Todas as medidas necessárias para que este tradicional ponto turístico e cultural de Dourados seja reaberto estão sendo tomadas pela SEMC, em parceria com a Semsur", diz nota publicada na página oficial da prefeitura, alertando ainda para a reabertura em breve do espaço, porém, sem estimar datas.
A usina fica na rua Albino Torraca e foi construída em 1949 para produzir energia elétrica para a cidade, além de oferecer serviços de serraria, carpintaria e oficina mecânica.
No aniversário de 80 anos do município, em 2015, o local foi tombado como patrimônio histórico e cultural. Antes, em 1991, o espaço virou ponto turístico.
Atualmente a área onde está instalada 'Usina Velha' vem sendo frequentada por praticantes de esportes radicais e populares em busca de ensaios fotográficos devido a sua estrutura rústica.