A Escola Estadual Padre João Greiner, onde Emanoel Kalebe de Jesus Campos Leonel estudava, declarou luto pela perda do estudante de 16 anos, falecido dez dias após sofrer um grave acidente de trânsito no Residencial Octávio Pécora, quando ele e amigo foram atingidos por um caminhão. Presidente do Grêmio Estudantil, Emanoel era reconhecido pela liderança, comprometimento com a escola e carinho pelos amigos.
"É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de nosso querido aluno Emanoel (...). Sua passagem por nossa escola deixou marcas inesquecíveis, e seu legado continuará vivo em nossos corações", diz a nota de pesar da instituição.
A escola lembrou de Emanoel como um "exemplo de dedicação, amizade e liderança". "Emanoel sempre será lembrado por sua alegria, compromisso com os colegas e seu desejo de construir uma escola melhor para todos. Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família e amigos, desejando força e conforto. Descanse em paz, Emanoel. Sua luz continuará brilhando em nossa memória", finaliza a nota.
A morte do adolescente causou grande comoção entre colegas, professores e familiares. Em solidariedade, a escola cancelou as aulas no período noturno desta segunda-feira (31).
Nos últimos dias, amigos e conhecidos se mobilizaram em correntes de oração, na esperança de sua recuperação. Doações de sangue chegaram a ser pedidas ao adolescente.
Com a notícia do falecimento, as redes sociais foram tomadas por homenagens. "Oh, meu Deus, que triste. Estava orando por ele e o amigo dele... continuarei em orações por vocês, sim, todos os dias. Descanse em paz, Emanoel. Meus sentimentos à família e amigos", escreveu uma conhecida.
"Poxa, eu torci tanto para ele sair dessa! Que Deus o receba de braços abertos. Vá em paz, Emanoel, e que Deus conforte o coração da família e amigos", postou outra.
O pai do outro adolescente ferido, que segue internado, prestou homenagem ao amigo do filho. "Meus sentimentos aos familiares desse menino, Emanoel Kalebe de Jesus Campos Leonel. Que Deus o guarde no coração. Um abraço em nome de meu filho. Amigos para sempre".
Emanoel foi velado durante a madrugada e manhã desta terça-feira (1º) e, em seguida, o corpo foi transladado para Rondonópolis (MT), onde será sepultado.
Relembre o caso
O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida José Maksoud com a Rua Corrupião, na tarde do dia 22 de março. Segundo testemunhas, Emanoel e um amigo "brincavam" de fazer manobras com uma moto em frente a praça do Residencial quando foram atingidos pelo caminhão.
Eles teriam pegado a motocicleta escondida dos pais. Ainda conforme testemunhas, os adolescentes não teriam respeitado sinalização de 'pare', sendo atingidos pelo caminhão, que seguia na preferencial.
O caminhão teria arrastado a moto por cerca de 70 metros. Vizinhos que presenciaram a cena se mobilizaram para doar sangue ao adolescente, mas ele não resistiu aos ferimentos.