A hashtag ‘’ajuda pantanal’’, criada por ativistas da causa ambiental no Brasil, chegou ao quarto lugar nos ‘’trending topcis’’ mundial, entre a segunda-feira e esta terça-feira (8), no Twitter. Um vídeo com o desabafo de um pantaneiro ao ver uma anta morta pelas queimadas ajudou na divulgação do apelo.
As queimadas atingem também a parte pantaneira do Mato Grosso. Um homem que passava de barco flagrou uma anta que havia fugido do fogo em direção ao rio e se apoiou em um tronco de árvore.
‘’Essa anta queimou as patinhas dela fugindo do fogo. O que é isso, onde nós estamos’’, relatou o homem com a voz chorosa.
Em seguida, o pantaneiro passa a fazer um desabafo contra a classe política do estado vizinho, acusando-os de omissão em relação às queimadas.
‘’Seus vagabundos. Tudo queimando e vocês não fazem nada pelo nosso Pantanal’’, acrescentou. Ele completou dizendo que, como ninguém vê o problema, isso não daria votos, por isso a falta de atitude.
Depois de filmar a anta morta, ela filmou as margens do rio e comprovou a queimada. Era possível ver fumaça saindo da vegetação.
‘’Vocês [políticos] não tiram a bunda da cadeira para fazer alguma coisa pelo nosso Pantanal’’