Se você está pensando em viajar para o Reino Unido nos próximos meses ou no ano que vem, prepara-se porque o país passará a exigir o ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) para brasileiros, a partir de 8 de janeiro de 2025.
O Governo do Reino Unido publicou em seu site que os envio das solicitações começou a partir do 27 de novembro.
Os turistas terão de desembolsar £ 10 (cerca de R$ 75,90) na candidatura, sendo que crianças e bebês também pagam. A autorização engloba a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte.
O ETA tem dois anos de validade e permite que o turista viaje pelo Reino Unido quantas vezes quiser — e se instale por lá durante seis meses, no máximo. Em caso de mudança de passaporte, é necessário emitir um novo documento.
Para emitir a autorização, é necessário entrar neste site com o passaporte em mãos, acesso ao e-mail e um cartão de crédito ou débito (também aceita Apple Pay e Google Pay). O processo também solicita foto do passaporte e do rosto do candidato.
Conforme o governo britânico, o retorno sobre a autorização leva cerca de três dias úteis. Em alguns casos, pode levar mais tempo.
O ETA não garante entrada nos países do Reino Unido, sendo necessário também passar pelos serviços de imigração. A nova autorização não é exclusiva dos brasileiros, sendo que países do mundo todo deverão passar pelo mesmo processo.