A prefeitura de Rio Branco, no Acre, demitiu o jornalista João Renato Jácome. Ele era chefe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade e irritou o presidente Jair Bolsonaro, ao perguntar sobre o processo judicial do filho Flávio, na quarta-feira (24).
Jácome disse que ficou muito triste saber de sua demissão do funcionalismo municipal. Conforme a IstoÉ, no dia da entrevista coletiva, o jornalista estava de folga da prefeitura e participou da entrevista na condição de repórter freelancer do jornal O Estado de São Paulo.
“Mas isso não vai fazer eu baixar a cabeça. Vou continuar trabalhando e fazendo o que eu sempre fiz. Uma coisa que ninguém pode me acusar é de ter feito algo errado. Não fui exonerado por um crime, por improbidade, por incompetência. Fui exonerado porque estava trabalhando, e isso incomodou, infelizmente”, lamentou João.
Pergunta
A pergunta de João Renato, que irritou o presidente e o fez encerrar a entrevista subitamente, foi sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que anulou as quebras de sigilo bancário e fiscal do então deputado estadual pelo Rio de Janeiro.
A medida foi considerada um ‘’presente’’ para o filho do presidente, já que a maior parte das acusações contra ele foram embasadas nas quebras de sigilo. Com a anulação, ele tem grandes chances de ser absolvido ou condenado por crimes menos graves.
Antes mesmo de Jácome terminar a pergunta, o presidente se aproximou do microfone.
‘’Tá encerrada a entrevista’’, disse Bolsonaro e saiu rapidamente da sala.