Com a queda na taxa de contágio após implantação de medidas restritivas mais duras, Portugal decidiu restringir os voos indiretos, principalmente de brasileiros que quiserem visitar o país. A partir deste domingo (7), os passageiros devem apresentar um exame negativo para a covid-19 feito 72 horas antes da viagem.
Segundo o governo lusitano, os passageiros precisarão cumprir uma quarentena de 14 dias, no domicílio em que ficar habilitado ou em local indicado pelas autoridades de saúde de Portugal.
A medida que foi publicada no Diário da República de Portugal estabelece que a restrição atinge diretamente passageiros que saem do Brasil ou do Reino Unido e fizerem escalas em países com destino autorizado para Portugal.
“As companhias aéreas têm de remeter às autoridades de saúde a listagem dos passageiros cujo trânsito com proveniência do Reino Unido ou do Brasil é do seu conhecimento”, informou o governo português, em nota.
As únicas exceções são para voos humanitários e de repatriamento. A nova medida ficará em vigor no país lusitano até o dia 16 de março deste ano.