A Polícia Federal deflagrou, neste domingo (14), a Operação Panaceia, que apura desvio de medicamentos que combatem a covid-19, na cidade de Oiapoque, no Amapá. O estado é o reduto político do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).
Segundo a Agência Brasil, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede da prefeitura e da Secretaria de Saúde do município, além residências em Oiapoque e na capital Macapá. Nas buscas foram apreendidos diversos testes para detecção de Covid-19, máscaras e aventais de uso hospitalar.
Ainda segundo a Agência, PF informou que os desvios podem ser o “possível motivo que gerou a falta de medicação na rede pública municipal”. Depois de desviados, os medicamentos e testes eram disponibilizados para pessoas sem adoção de critérios médicos e necessidade comprovada.
Também foi identificado o uso indevido de ambulâncias e equipes móveis de saúde no atendimento de pacientes, sem qualquer adoção de normas e critérios técnicos estabelecidos.
No Rio de Janeiro e no Pará, parlamentares opositores do governo Bolsonaro dizem que o presidente tem usado a Polícia Federal para atacar adversários políticos.